sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Zona Norte transforma-se em excelente oportunidade para investimentos imobiliários

Para quem conhece bem a Zona Norte, poderá analisar seu crescimento nos últimos 20 anos. Houve, sem dúvida, uma explosão populacional, comercial e, consequentemente, habitacional.
Com 295,20 km² de área e aproximadamente 2.500 milhões de habitantes, a Zona Norte pode ser considerada uma cidade dentro da capital paulista.
Os próprios habitantes da região a consideram uma província por vários fatores: primeiro pela geografia, que particularmente isola a Zona Norte das demais zonas da cidade, onde de um lado é margeada pelo Rio Tietê e, ao fundo, o paredão da Serra da Cantareira. Outra característica é o convívio próximo entre seus moradores, pelas próprias raízes que seus primeiros habitantes deixaram com a colonização de portugueses, alemães e italianos.
Mas o principal fator é que muitos que aqui vivem possuem seus negócios na Região, mantêm seus familiares próximos e até como vizinhos, criando, assim, tradições e convívio na Zona Norte. Aqueles que a conhecem e vivem aqui dificilmente se convencem em sair para outras regiões.
Administrada por sete Subprefeituras, a Região vem atraindo um número cada vez maior de paulistanos, que buscam nessas paragens conforto, tranquilidade, serviços, entretenimento e contato com a natureza. Não é à toa que, nos últimos vinte anos, as imobiliárias triplicaram para melhor atender essa demanda.
Crescimento
Habitacional e
investimentos
As incorporadoras e as construtoras também ampliaram o leque de ofertas de imóveis na Região paraatenderem os que aqui chegam e os que formarão novas famílias.
Hoje, contamos com empreendimentos para todos os gostos e bolsos, desde o pequeno ao alto padrão, que estão localizados em bairros nobres, que não são poucos, até os mais retirados, mas que proporcionam qualidade de vida.
A cada dia presenciamos mais e mais lançamentos e, até o final deste ano, estão previstos pelo menos 15 empreendimentos a serem lançados.
Diversos bairros sofrerão valorização imobiliária, onde em algumas regiões chegou a valorizar 40%, principalmente os terrenos. E a demanda vem crescendo a cada dia. Hoje, investir em imóveis na Zona Norte é um excelente negócio, seja em imóveis novos ou usados.
Muitos investimentos privados têm sido feitos na Zona Norte, como construções de novos shoppings, lojas e grandes magazines de marcas, que já possuem filiais na Região, hipermercados, concessionárias e assim por diante. Somaram-se a esses investidores os mais de 24 mil estabelecimentos comerciais e de serviços, entre indústrias, lojas de conveniência, verdadeiros centros comerciais, padarias, casas de chá, universidades, faculdades, escolas públicas e particulares, berçários e creches, e destaque especial para o setor gastronômico, que apresenta um crescimento constante, com restaurantes e bares diversificados, não deixando nada a desejar comparado com a Zona Sul, por exemplo.
Nosso patrimônio
Acreditamos que o maior patrimônio da Zona Norte é, sem dúvida, a Serra da Cantareira, com seus parques ecológicos é considerada a maior floresta urbana do mundo. Rica em mananciais, onde temos o privilégio de usufruir em nossas casas a melhor água da Cidade. Apesar de dividirmos a Serra com mais 4 municípios, enaltece os olhos e preenche nossos pulmões com um ar muito menos poluído que em outras regiões.
Devemos mencionar, também, que apesar da violência que assola toda a cidade, a Zona Norte ainda possui um dos menores índices de criminalidade.
Temos o Parque da Juventude, que substituiu o pior que existia na Região, que era a Casa de Detenção do Carandiru, avenidas como a Braz Leme, um verdadeiro cartão-postal; a Luiz Dumont Villares, hoje, reduto gastronômico e de entretenimento; a Engenheiro Caetano Álvares, que está seguindo o mesmo rumo da Luiz Dumont Villares.
A própria Rua Voluntários da Pátria, centro comercial de Santana, recentemente toda revitalizada, sem os comerciantes ambulantes, recebeu, em suas calçadas, gramas e plantas.
Temos nossos centros de convenções, como o Anhembi e o Expo Center Norte, além do grande centro de entretenimento - o Sambódromo - que agora agrega as corridas de Fórmula Indy, entre diversas outras opções na região.
Crescimento
Com o crescimento acelerado, a Zona Norte precisa expandir e re-estruturar, como no caso, nossas vias de acesso que, hoje, encontram-se congestionadas, como em qualquer lugar da cidade. A partir de 2011, de acordo com a Prefeitura de São Paulo, terão início as obras do anel viário que ligará a Av. Cruzeiro do Sul até a Av. Engenheiro Caetano Álvares. Serão 02 pistas com 3 faixas cada uma, e um túnel, que ajudará e muito o trânsito em nossa Região. Mas ainda não é o suficiente, precisamos de que as autoridades deem mais atenção a nossa Região, pois ainda há muito por fazer.



Fonte: Jornal SP Norte
sp.norte@terra.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário